DESMASCARAR O ABUSO - SAIR DO SILĂNCIO
Uma mulher que caminha pela rua carregando, como uma mĂĄscara, palavras de assediadores. Mais do que palavras, sĂmbolos de um abuso sutil, naturalizado, mas muito violento, que a silencia e objetifica. Ideias reproduzidas atravĂ©s de olhares invasivos e comentĂĄrios depreciativos sobre sua aparĂȘncia, toques sem a sua permissĂŁo, que mostram o quanto o corpo da mulher Ă© visto como pĂșblico, negando-lhe autonomia, identidade e dignidade. A provocação ao pĂșblico Ă© direta: VocĂȘ jĂĄ ouviu essas palavras? VocĂȘ jĂĄ disse essas palavras? E agora, vai deixar quieto e contribuir para a manutenção dessa realidade ou vai ajudar a descascar esta mĂĄscara colada no corpo e na memĂłria de todas as mulheres? A cada pedaço a menos da mĂĄscara, um passo Ă frente, um movimento, um grito, uma dança. O resultado Ă© inesperado: A mulher vai andar livremente na rua?
Concepção: Carol Dia e Talita St
Proposição escrita: Carol Dia
Performance: Abigail Nunes, Beatriz Borges, Carol Dia, Manoella Pedra, Talita St, Vulpi
Agradecimento e saudação à todas que fazem parte dessa construção coletiva: Kécia, Morgana, Jussana, Mårcia, Daniela, Dairi, Tuti, Marina, Thais, Såvia, Bruna... E à todas que as corpas que reivindicam liberdade para andar na cidade.
â
Participou de:
2016: Conquista Ruas - Festival de Artes Performativas (VitĂłria da Conquista/BA)
2018: XXII Encontro Nacional de Estudantes de Artes (Belém/PA)
2019: (71) InterferĂȘncias: Mostra Itinerante de performance e intervenção urbana (Salvador/BA)
VĂdeo da performance coletiva realizada na (71)InterferĂȘncias: Mostra Itinerante de performance e intervenção urbana em 2019
Imagens e Video por Breu (Bruna Castro)